"" O Que é e Como Usar Copywriting Para Vender Mais Pular para o conteúdo principal

O Que é e Como Usar Copywriting Para Vender Mais


Emagreça de 2 Kg a 5 Kg em 21 dias!

Emagreça de 2 Kg a 5 Kg em 21 dias sem dietas complicadas ou exercícios doloridos e ainda obtenha aquela barriga sarada de forma simples! Garantido!

Qual das duas propostas acima mais chamou sua atenção apesar de apresentarem o mesmo resultado final?
Garanto que se você tivesse que clicar em um dos dois anúncios (Pode clicar para ajudar na pesquisa) escolheria o segundo, mas porquê?
Se o objetivo final é o mesmo, porquê nos sentimos tentados a escolhera segunda opção em detrimento da primeira?
Simplesmente por uma questão de apresentação no modo de expressar uma ideia ou apresentar um produto.

Copywriting e a Mente Humana

Isso se chama copywriting e consiste em uma forma de comunicação persuasiva que fala direto ao emocional de quem ouve ou lê sua mensagem.
Essa técnica é responsável por 85% das vendas mundiais e também pelos sucessos de bilheteria dos filmes de Hollywood.
Ela funciona muio bem porque abre brechas mentais na parte límbica do cérebro, responsável pelas emoções.
As atitudes humanas são 90% dominadas por emoções ao contrário do que pensamos, e são as emoções que nos guiam em tudo, até na hora de adquirirmos bens e produtos.
Quantas vezes você já parou na frente de uma vitrine, absolutamente encantado por aquela peça de vestuário ou um relógio que você nem tem necessidade de possuir, mas mesmo assim acabou comprando para satisfazer aquela vontade inexplicável de adquirir esses objetos?
Isso é a parte límbica do seu cérebro agindo e conduzindo todo seu ser por caminhos puramente sentimentais.
Agora que você sabe sobre a existência dessa região cerebral e o seu poder de influência no ser humano, pode usar esse conhecimento a seu favor abrindo parênteses mentais em sua audiência e conduzindo-a para caminhos que possam ser úteis a você.

Gatilhos Mentais

Conseguir influenciar pessoas usando copywriting é possível desde que você aprenda a trabalha os chamados gatilhos mentais.
Eles são elementos que despertam sentimentos no seu público e como já vimos anteriormente, sentimentos podem ser manipulados conduzindo o espectador a determinadas atitudes.
Segundo estudos existem cerca de 120 gatilhos mentais e podemos utilizá-los isoladamente ou em conjunto.

Curiosidade

Um dos sentimentos mais irresistíveis que existem pois abre uma lacuna em nossa mente que só é fechada quando obtemos a resposta para o questionamento ou dúvida que foi gerado.
Quer um exemplo?
Qual seria sua reação ao receber um e-mail com o título: Não abra esse e-mail...
Viu como você pode usar esse gatilho para conduzir sua audiência à uma ação?

Reciprocidade

Sabe quando seu amigo te presenteia no seu aniversário e você se sente na obrigação de retribuir a gentileza?

Isso é a reciprocidade agindo na sua mente. Da mesma forma age na mente do seu cliente quando você envia informação útil ou matriais que facilitam sua vida.

Escacez

Vou simplesmente usar o exemplo mais famoso que me vem à memória: É só hoje nas Casas Bahia!
Esse é um gatilho que deve ser usado com parcimônia, caso contrário você perderá credibilidade e ninguém mais levará a mensagem a sério.

Esses três exemplos servem para te mostrar a eficácia dos gatilhos mentais na comunicação persuasiva com seu público alvo e você pode prosseguir fazendo sua própria pesquisa de gatilhos mentais.

Existe uma ampla literatura sobre técnicas de copywriting e seu uso eficaz, mas se você trabalha com marketing digital o mais indicado é que leia o E-book Copywriting do produtor Jordão Félix por ser uma obra voltada exatamente para esse mercado.
Agora basta você prosseguir os etudos e fazer muito mais vendas usando essa técnica secular.















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avatar - Como Encontrar o Comprador ideal

Por quê é tão difícil fazer vendas online e como eu consigo encontrar o público certo? Essas são as duas perguntas que mais vejo sendo feitas por afiliados que não conseguem deslanchar seus projetos. Essas dificuldades têm a mesma causa e se você prestar atenção no que vai ser dito nesse post, vai acabar de uma vez com essas dúvidas. Antes de pensar em sair distribuindo seus links de afiliado pela internet é preciso saber qual produto divulgar e principalmente para quem divulgá-lo. Determinar seu público alvo e dentro dele identificar seu avatar, comprador ideal, é a primeira tarefa a ser feita antes de qualquer outra no marketing de afiliados. Público Alvo Digamos que você promova o produto "programa de emagrecimento do Dr X".  Seu público alvo serão pessoas que queiram emagrecer, elas pesquisam por isso nos buscadores e participam de grupos e fóruns sobre emagrecimento. Avatar Nesse público alvo há pessoas que querem emagrecer praticando corrida, fazendo d

Tenha metas a cumprir para não se perder

Tudo na vida de um afiliado são metas e sem elas corremos o risco de nos perdermos em meio as distrações do dia a dia e do mundo de informações que nos cercam. Ser um afiliado é acima de tudo produzir conteúdo e gerar audiência, sem um desses dois elementos não há vendas. Você pode dizer que não produz conteúdo algum e só trabalha com propagandas no Facebook, mas até uma propaganda é conteúdo, pois precisa de um mínimo de informação. Não basta apenas produzir qualquer tipo de assunto e esperar que resultados apareçam do dia para a noite. Tudo precisa ser meticulosamente estudado e pensado estrategicamente para gerar benefícios para seu negócio, seja captando leads ou simplesmente tornando seu nome ou marca conhecidos. Para isso é preciso traçar metas diárias e não se desviar delas, pois as distrações são muitas e se você não mantiver o foco e a perseverança em seus objetivos acabará fracassando em seus projetos cedo ou tarde. Uma forma que encontrei para conseguir manter o ritmo