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Qual das duas propostas acima mais chamou sua atenção apesar de apresentarem o mesmo resultado final?
Garanto que se você tivesse que clicar em um dos dois anúncios (Pode clicar para ajudar na pesquisa) escolheria o segundo, mas porquê?
Se o objetivo final é o mesmo, porquê nos sentimos tentados a escolhera segunda opção em detrimento da primeira?
Simplesmente por uma questão de apresentação no modo de expressar uma ideia ou apresentar um produto.
Copywriting e a Mente Humana
Isso se chama copywriting e consiste em uma forma de comunicação persuasiva que fala direto ao emocional de quem ouve ou lê sua mensagem.Essa técnica é responsável por 85% das vendas mundiais e também pelos sucessos de bilheteria dos filmes de Hollywood.
Ela funciona muio bem porque abre brechas mentais na parte límbica do cérebro, responsável pelas emoções.
As atitudes humanas são 90% dominadas por emoções ao contrário do que pensamos, e são as emoções que nos guiam em tudo, até na hora de adquirirmos bens e produtos.
Quantas vezes você já parou na frente de uma vitrine, absolutamente encantado por aquela peça de vestuário ou um relógio que você nem tem necessidade de possuir, mas mesmo assim acabou comprando para satisfazer aquela vontade inexplicável de adquirir esses objetos?
Isso é a parte límbica do seu cérebro agindo e conduzindo todo seu ser por caminhos puramente sentimentais.
Agora que você sabe sobre a existência dessa região cerebral e o seu poder de influência no ser humano, pode usar esse conhecimento a seu favor abrindo parênteses mentais em sua audiência e conduzindo-a para caminhos que possam ser úteis a você.
Gatilhos Mentais
Conseguir influenciar pessoas usando copywriting é possível desde que você aprenda a trabalha os chamados gatilhos mentais.
Eles são elementos que despertam sentimentos no seu público e como já vimos anteriormente, sentimentos podem ser manipulados conduzindo o espectador a determinadas atitudes.
Segundo estudos existem cerca de 120 gatilhos mentais e podemos utilizá-los isoladamente ou em conjunto.Curiosidade
Um dos sentimentos mais irresistíveis que existem pois abre uma lacuna em nossa mente que só é fechada quando obtemos a resposta para o questionamento ou dúvida que foi gerado.
Quer um exemplo?
Qual seria sua reação ao receber um e-mail com o título: Não abra esse e-mail...
Viu como você pode usar esse gatilho para conduzir sua audiência à uma ação?
Reciprocidade
Sabe quando seu amigo te presenteia no seu aniversário e você se sente na obrigação de retribuir a gentileza?
Isso é a reciprocidade agindo na sua mente. Da mesma forma age na mente do seu cliente quando você envia informação útil ou matriais que facilitam sua vida.
Escacez
Vou simplesmente usar o exemplo mais famoso que me vem à memória: É só hoje nas Casas Bahia!
Esse é um gatilho que deve ser usado com parcimônia, caso contrário você perderá credibilidade e ninguém mais levará a mensagem a sério.
Esses três exemplos servem para te mostrar a eficácia dos gatilhos mentais na comunicação persuasiva com seu público alvo e você pode prosseguir fazendo sua própria pesquisa de gatilhos mentais.
Existe uma ampla literatura sobre técnicas de copywriting e seu uso eficaz, mas se você trabalha com marketing digital o mais indicado é que leia o E-book Copywriting do produtor Jordão Félix por ser uma obra voltada exatamente para esse mercado.
Agora basta você prosseguir os etudos e fazer muito mais vendas usando essa técnica secular.
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